MIP Cerberus – Tutorial – Unidades de Negócio



Unidades de Negócio

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Conceito

No MIP Cerberus a menor unidade da estrutura organizacional é chamada de Unidade de Negócio. Não existem cadastros de Centros de Custos, Filiais ou outra nomenclatura que as diversas empresas pelo mundo utilizam – Tudo é Unidade de Negócio, variando apenas o Tipo da Unidade de Negócio.

O Tipo de Unidade de Negócio pode ter qualquer nomenclatura que a empresa necessite, e o rol é cadastrado no momento da Implantação do sistema.

Sendo assim é correto dizer “A Unidade de Negócio, do Tipo Centro de Custo, XYZ…” e não apenas “O Centro de Custo XYZ…”.

Normalmente em empresas com bastante rotatividade de Clientes existe uma constante manutenção das Unidades de Negócio, sendo criadas novas e/ou desativadas.

Mesmo não existindo um processo de montar um Orçamento novo para uma Unidade de Negócio nova, é necessário fazer o cadastro para que as importações do Realizado (ERP) sejam integras.


Adicionando uma Unidade de Negócio NOVA

Para criar uma Unidade de Negócio nova, clique em “Adicionar”

Digite os dados da Unidade.

Detalhes do cadastro:

  • “Código”: este campo deve ser idêntico ao Código da Unidade no cadastro do ERP;

O sistema utiliza a Empresa + Código digitado como chaves de verificação de duplicidade. Se o código digitado for igual a outro Código que já existe na Empresa, o sistema vai avisar com a mensagem de “Código já existe.”, como vemos na imagem abaixo.

  • “UF” e “Cidade”: são campos obrigatórios e devem estar corretos no cadastro, pois existem fórmulas de cálculo vinculadas à eles;
  • “Bloquear previsão quando estiver fora do limite previsto”: somente deve ser marcado quando o processo de orçamento estipular assim; O padrão é desmarcado;
  • “Usar calendário (Apenas unidades FoodService)”: somente deve ser marcado se a Unidade que está sendo cadastrada for do tipo FoodService (Restaurante, Cafeteria, etc);
  • “Tipo”: é onde definimos o Tipo da Unidade de Negócio, e deve estar com o cadastro correto, pois existem fórmulas de cálculo e outros parâmetros vinculados à ele; Caso não encontre o Tipo correto na listagem, consulte o Controller da Empresa;
  • “Data de Ativação”: cadastramos nesse campo a Data em que a Unidade de Negócio foi ativada na Empresa; Se for tratada como Cliente da Empresa, pode ser a Data em que iniciou as atividades contábeis; Campo utilizado apenas para cadastro, não é usada para definir qualquer parâmetro no Orçado ou Realizado;
  • “Código para Importação” e “Código para Exportação”: O padrão é que esses campos tenham o mesmo código do cadastro da Unidade, já que deve ser idêntico ao cadastro do ERP; Porém existem exceções onde se aplica “Código da Empresa+Código da Unidade” -> Verifique com o Controller da sua Empresa ou verifique como está o cadastro de outras Unidades existentes; O “Código de Importação” é utilizado no De/Para de importação do Realizado, proveniente do ERP. Já o “Código de Exportação” é utilizado para exportação do Orçado na integração do módulo de compras do ERP (quando implementado);

Por fim clique em “Salvar”

O que acontece depois de Salvar a nova Unidade de Negócio?

Depois que você clica em “Salvar”, o sistema cadastra os dados e cria um Agrupamento com o mesmo código da Unidade:

Além disso, o Sistema já adiciona o Agrupamento da Unidade nos Agrupamentos do Usuário que criou a Unidade.

*Se for necessário adicionar a Unidade em outros Agrupamentos, você deve ir até  “MENU > Parâmetros > Unidades de Negócio – Agrupamentos” 


Editando uma Unidade de Negócio

Na listagem, clique na Unidade que deseja alterar, entrando assim em modo de Edição


Desativando uma Unidade de Negócio

Para desativar uma Unidade, siga o tutorial “MIP Cerberus – Tutorial – Unidades de Negócio – Desativar”


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