MIP Cerberus 1.4.0 – Update 2020.04



Status da Conexão

Foi implementado o recurso de Status da Conexão, que monitora a comunicação entre o browser e o servidor. O recurso verifica periodicamente alguns itens no servidor e entende um tempo de resposta muito alto como “falha de comunicação”.

Imagem demonstrando mensagem de falha detectada:

BUG

Corrigida a incompatibilidade encontrada em algumas versões do Chrome, onde quando o usuário utilizava a versão antiga (1.3) e abria a versão atual (1.4) no mesmo navegador o menu superior não carregava corretamente.

Árvore

Quando a Versão do Orçamento for alterada na árvore da esquerda, os parâmetros de Ano/Mês e período Acumulado são populados automaticamente. Ano/Mês assume primeiro item do combo; Ano/Mês inicial no período do Acumulado assume primeiro item e Ano/Mês final assume o último. Um exemplo pode ser visto na imagem abaixo.

Previsão – Receitas & Despesas

Implementado o relatório de “Previsão – Receitas & Despesas”, que mostra os valores digitados, sem passar por cálculo; Diferente do relatório “Orçado vs Realizado (Ano)”, que mostra os valores já calculados com os valores realizados. O relatório está acessível pela tela “Previsão – Receitas & Despesas”

Para que o recurso esteja disponível aos usuários é necessário parametrizar a permissão no Perfil do usuário (ou Perfil geral).

Colaboradores

O cadastro de Colaboradores sofreu um ajuste de programação para que o sistema marque o “Orçamento desatualizado” na unidade de origem e na unidade de destino quando um Colaborador tem a Unidade de Negócio alterada diretamente no cadastro sem usar a função de Transferência.

Novos recursos
– link para download do arquivo CSV (Colaboradores+Custos) dos dados do filtro de tela;
– link para Resumo do quadro de Colaboradores. Mostra na tela as contas de Custos com o resumo do Ano para os valores Projetados (digitados na tela de Custos), Orçados (calculados), Realizado (importado do ERP) e a Variação entre Orçado e Realizado;

Colaboradores – Custos – Rateio

Tela de Rateio de Custos dos Colaboradores ganhou linha totalizadora de % e função para alocar valor restante na unidade de Origem.

Importação – Colaboradores – Custos

Para diminuir o número de linhas nos arquivos importados, foi implementado (inicialmente) na tela de importação de Custos dos Colaboradores a opção de importação em linha única. O recurso funciona utilizando ‘*/*’ no lugar do ano/mês e faz com que o sistema entenda que a linha deve ser importada em todos os meses da versão selecionada. Um exemplo pode ser visto na imagem abaixo. O recurso será expandido para todas as telas de importação nos próximos pacotes de atualização.

Importação – Custos; Previsão; Reajustes; Listas

  • Revisão geral e adição de código que corrige atualização de unidades com “Orçamento desatualizado”;

Importação – Custos; Previsão;

  • Adicionada função que retira aspa simples do campo AnoMes, evitando erro de importação quando o layout está com o campo incorreto;

Relatório: Investimentos (Lista)

Relatório de Investimentos ganhou um novo layout, mais detalhado, com os campos de Projeto e LOG.

Relatório: Orçado vs Realizado – Análise

A tela de composição das contas (ao clicar no link de valor) ganhou a coluna “Unidade de Negócio”

Parâmetros > Investimentos – Itens

Tela de manutenção de Itens de Investimentos foi revisada e adicionado o campo de Projetos.

Parâmetros > DRE

Novos filtros:
– DEF
Filtra as contas com alguma Definição de cálculo parametrizada;
– Fórmulas
Filtra as contas com Fórmulas na composição

Cálculo

O layout da tela de Cálculo de Orçamento foi reformulada e agora apresenta um Status fixo no topo que mostra as principais informações:
– a unidade que está sendo calculada
– uma barra de progresso mostrando o % do processo
– o período calculado
– a quantidade de unidades
– o tempo estimado (ETA) para a finalização do cálculo
– o tempo do último cálculo executado
Na parte inferior as unidades são apresentadas em formato de lista, mantendo assim a evidência no Status geral.

– status de erro encontrado durante o cálculo. No exemplo uma unidade cadastrada como FoodService está sem o Calendário cadastrado;

Novo parâmetro “Orçamento assume o Perfil do Usuário que está calculando”, vinculado à opção “Permitir que usuário fora do Fluxo calcule o orçamento”. O parâmetro faz parte da tela “Configuração Geral” e permite que o usuário que está calculando o orçamento (e está fora do Fluxo de aprovação) assuma o orçamento para si.

Na imagem abaixo temos o exemplo do usuário “root”, que tem um perfil fora do Fluxo de Aprovação (“sys_adm”), e que ao calcular os meses iniciais assumiu a alçada (mesmo estando fora do Fluxo).

Análise de Contas

Código da tela de Análise de Contas foi reformulado para garantir desempenho quando carregada estruturas com muitas Unidades de Negócio;

A tela ganhou o recurso de “Ordem” do drill-down:

– Unidade de negócio (imagem abaixo) – ordena o drill-down dando prioridade para as Unidades de Negócio

– Conta (imagem abaixo) – ordena o drill-down dando prioridade para as Contas

Módulo FS – FoodService

Classe de Produtos

Implementado novo parâmetro de período de cálculo automático nos Custos de produção. O novo parâmetro pode ser utilizado quando é necessário períodos diferentes de cálculo dentro da mesma versão.

Exemplo:
– Calcular o CPV utilizando Fórmulas (%) no período de 2020/01 até 2020/06 e calcular o CPV utilizando o Per Capita configurado em ‘Meus Produtos’ no período de 2020/06 até 2020/12;

*o parâmetro vale para os campos “Conta – Custo Alimentar” e “Conta – Custo Descartáveis”

Módulo KPI – Indicadores

Indicadores

Nova opção de exportação em formato CSV, com parametrização por Indicador, Ano/mês e por tipo (Geral e Unidade de Negócio)


Consulte o suporte técnico caso alguma das funcionalidades descritas aqui não esteja disponível no seu acesso.