Colaboradores
Conceito
O MIP Cerberus permite lançar os valores de Custos de Colaboradores agrupados diretamente nas contas do DRE, na tela de Previsão. Porém existe o Módulo de Colaboradores, onde o processo é feito por Colaborador. Veja abaixo as Vantagens e Desvantagens de utilizar o módulo.
Vantagens de Utilizar o módulo de Colaboradores
- Detalhamento dos Custos por Colaborador;
- Rol de Colaboradores no sistema;
- Maior curva de envolvimento com a filosofia de orçamento na empresa;
- Força o Processo de Orçamento a verificar um a um os Colaboradores locados em cada Unidade de Negócio;
Desvantagens
- Necessita de maior atenção do responsável pelo Processo de Orçamento;
- Se a empresa não tem um bom suporte do RH+TI o processo de lançamentos pode demorar mais;
- Em períodos de Orçamento é necessário parametrizar os meses abertos e fechados p
Antes de escolher o processo leve em consideração as Vantagens e principalmente as Desvantagens diante do Processo Orçamentário da sua Empresa. Abaixo vamos demonstrar os dois processos na prática.
Processo 1 – Lançando os Colaboradores
Para esse processo vamos utilizar a tela de Colaboradores, no menu Arquivo.
Na tela Colaboradores clique no link “Adicionar” para adicionar um novo Colaborador:
Digite os dados do Colaborador e por fim clique em “Salvar”, no fim da tela:
Dica: Para cadastros em lote, utilize a opção “Salvar e Novo” – o sistema vai Salvar o cadastro e abrir a tela em modo “Novo”, como se você tivesse clicado no link “Adicionar” novamente.
Após cadastrar, o sistema mostra o ícone “Custos”, para cada um dos Colaboradores. Se você entrar no cadastro do Colaborador, também vai ver o link “Custos” no final da página.
Clique no ícone (ou link) de Custos do Colaborador selecionado e o sistema irá mostrar as Contas parametrizadas (são definidas na implantação do sistema).
Agora basta lançar os valores para o Colaborador e clicar em “Salvar”. Repita o processo para todos os Colaboradores das suas Unidades de Negócio.
Após calcular o orçamento, cada Custo lançado por Colaborador será agrupado nas contas do DRE.
Processo 2 – Lançando Valores fechados
Para esse processo vamos utilizar a tela Previsão, no menu Orçamento.
Selecione a Unidade de Negócio, o Grupo do DRE referente aos Colaboradores, a Versão e então clique em “Buscar”. Digite os valores agrupados diretamente na conta e clique em Salvar.
Após calcular o orçamento, os valores aparecerão no DRE, como acontece com as outras contas de Custos/Despesas/Receitas lançadas na tela de Previsão.
ATENÇÃO
As contas de Custos são parametrizadas durante a implantação do sistema.
Se a Empresa mudou o modo como os Custos são lançados, ou você não está visualizando
as contas na tela, consulte a TI/Setor responsável pelo Orçamento.